segunda-feira, 4 de março de 2024

Um grande trabalho da nova administração do LEC

 



Em 05 de outubro de 2016, a Folha de Londrina publicou um artigo de minha autoria com o título: “Uma breve análise sobre o público no Estádio do Café”. Àquela época, o LEC fazia uma grandiosa campanha da Série B do Campeonato Brasileiro, estando dentro do G4 e com grandes chances de subir para a Série A e até mesmo podendo sonhar com o título do campeonato. Como sabemos, nada disso se tornou realidade, mas o que mais me chamava a atenção era o baixíssimo público presente nos jogos no Estádio do Café, mesmo com o time em alta e apresentando um belo futebol. Naquele campeonato, o LEC levava, em média até então, 4.116 pagantes por jogo durante a disputa da Série B. Muito pouco para um time que sonha em subir de divisão.

No artigo, eu tentava entender os motivos, criticava os problemas e apresentava diversas soluções. Em grande parte, as ações elencadas orbitavam em torno de recuperar a identidade do clube e se reaproximar do torcedor, algo que o time do gestor anterior nunca conseguiu, seja pela inexistência de carisma do próprio Malucelli ou pela ausência de campanhas mais estáveis e solidez do time. Ainda assim, sempre fui um defensor do lema: “Com Malucelli, ruim. Sem Malucelli, pior”. Cheguei até a dizer que o time iria acabar com a saída do gestor. Entretanto, para minha grata surpresa, o futuro do clube se desenha muito mais promissor do que aquilo que eu havia previsto. E tudo isso se deve ao grande trabalho que a gestão atual está fazendo.

As primeiras ações de marketing que me chamaram a atenção foram feitas ainda no final do ano passado, com o LEC descendo de tobogã para a Série C do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a péssima campanha, as peças divulgadas pelo clube nas redes sociais mostravam um otimismo inédito e começavam a dar uma nova cara ao clube. Depois vieram ações dentro de shoppings da cidade para apresentar o time, o uniforme e o planejamento. E esse respeito com a torcida só aumentou desde então. É claro que ainda existem muitos gargalos e problemas a serem resolvidos, como a deficiência em montar uma estrutura de atendimento para públicos que não sejam medíocres. Para receber mais de 10 mil pessoas, a gestão precisa preparar o Café, com estrutura melhorada nos banheiros, acessos e lanchonetes. Pontos esses que foram alvos de muita reclamação da torcida no último jogo, contra o Club Athletico. Mas ainda assim, a nova administração conseguiu se destacar, fazendo uma nota pública reconhecendo os problemas e garantindo estar comprometida em buscar soluções. Uma jogada de mestre de quem sabe o que está fazendo.

Me considero um dos muitos torcedores do LEC que vivem em eterno conflito com o clube: Apaixonado pela cidade e pelo time, mas magoado com muitas desilusões e descaso das diretorias que comandaram o clube. Não foram poucas as vezes que bradei em alta voz: eu nunca mais vou ao estádio. Mas sou obrigado a confessar: no próximo jogo, quero estar lá no Café mais uma vez!


Nenhum comentário:

Postar um comentário