Em 05 de
outubro de 2016, a Folha de Londrina publicou um artigo de minha autoria com o
título: “Uma breve análise sobre o público no Estádio do Café”. Àquela época, o
LEC fazia uma grandiosa campanha da Série B do Campeonato Brasileiro, estando
dentro do G4 e com grandes chances de subir para a Série A e até mesmo podendo
sonhar com o título do campeonato. Como sabemos, nada disso se tornou
realidade, mas o que mais me chamava a atenção era o baixíssimo público
presente nos jogos no Estádio do Café, mesmo com o time em alta e apresentando
um belo futebol. Naquele campeonato, o LEC levava, em média até então, 4.116
pagantes por jogo durante a disputa da Série B. Muito pouco para um time que
sonha em subir de divisão.
No artigo, eu
tentava entender os motivos, criticava os problemas e apresentava diversas
soluções. Em grande parte, as ações elencadas orbitavam em torno de recuperar a
identidade do clube e se reaproximar do torcedor, algo que o time do gestor
anterior nunca conseguiu, seja pela inexistência de carisma do próprio
Malucelli ou pela ausência de campanhas mais estáveis e solidez do time. Ainda
assim, sempre fui um defensor do lema: “Com Malucelli, ruim. Sem Malucelli,
pior”. Cheguei até a dizer que o time iria acabar com a saída do gestor.
Entretanto, para minha grata surpresa, o futuro do clube se desenha muito mais
promissor do que aquilo que eu havia previsto. E tudo isso se deve ao grande
trabalho que a gestão atual está fazendo.
As primeiras
ações de marketing que me chamaram a atenção foram feitas ainda no final do ano
passado, com o LEC descendo de tobogã para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Mesmo com a péssima campanha, as peças divulgadas pelo clube nas redes sociais
mostravam um otimismo inédito e começavam a dar uma nova cara ao clube. Depois
vieram ações dentro de shoppings da cidade para apresentar o time, o uniforme e
o planejamento. E esse respeito com a torcida só aumentou desde então. É claro
que ainda existem muitos gargalos e problemas a serem resolvidos, como a
deficiência em montar uma estrutura de atendimento para públicos que não sejam medíocres.
Para receber mais de 10 mil pessoas, a gestão precisa preparar o Café, com
estrutura melhorada nos banheiros, acessos e lanchonetes. Pontos esses que
foram alvos de muita reclamação da torcida no último jogo, contra o Club Athletico.
Mas ainda assim, a nova administração conseguiu se destacar, fazendo uma nota
pública reconhecendo os problemas e garantindo estar comprometida em buscar
soluções. Uma jogada de mestre de quem sabe o que está fazendo.
Me considero um
dos muitos torcedores do LEC que vivem em eterno conflito com o clube:
Apaixonado pela cidade e pelo time, mas magoado com muitas desilusões e descaso
das diretorias que comandaram o clube. Não foram poucas as vezes que bradei em
alta voz: eu nunca mais vou ao estádio. Mas sou obrigado a confessar: no
próximo jogo, quero estar lá no Café mais uma vez!
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