quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Centro de Eventos de Londrina

 


Nessa semana está sendo realizado em Campinas/SP o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, na Expo Dom Pedro. São quatro dias de uma programação intensa, que recebe participantes e palestrantes de todas as regiões do Brasil e diversos países. Esse tipo de evento movimenta a cidade trazendo investimentos e consumo em todo o ecossistema ligado aos setores envolvidos. O local escolhido tem capacidade para receber até 15 mil pessoas, e tem uma agenda bastante concorrida durante todo o calendário anual. O que chama a atenção para um londrinense é o sentimento de que Londrina não recebe tantos eventos similares, ou que teria a capacidade para receber mais do que recebe atualmente. Em especial, no Centro de Eventos de Londrina, que parece ser utilizado em pouquíssimas oportunidades durante o ano.

Londrina tem uma região metropolitana com mais de 1 milhão de habitantes e é um polo em diversos setores, como o da saúde, tecnologia e agronegócio. A cidade possui uma estrutura completa para receber visitantes, contando com uma rede hoteleira e gastronômica extremamente diversificada e numerosa. Portanto, é difícil para o cidadão comum compreender a baixa movimentação em um local com tamanha estrutura como o Centro de Eventos de Londrina. O local possui uma capacidade de público ainda maior que a Expo Dom Pedro, podendo receber até 16 mil pessoas - segundo o site da CODEL - além de estar localizado em uma região extremamente nobre e de fácil acesso.

Já existem em Londrina diversas iniciativas e órgãos que se empenham em debater o desenvolvimento da cidade em diversas frentes e certamente essa discussão já foi tema da pauta nas reuniões. Mas o que o poder público poderia fazer para colaborar? Se pegarmos como exemplo grandes cidades no Brasil e no mundo que são famosas por receber grandes eventos, podemos colher alguns ensinamentos e descobrir o caminho. Entretanto, em se falando de poder público, um bom início seria simplesmente reduzir a burocracia e entraves que a iniciativa privada enfrenta para realizar eventos na cidade. Mas na contramão disso, recentemente os nossos vereadores estavam discutindo até mesmo uma restrição no horário do funcionamento dos bares da cidade, o que certamente não ajudaria em nada nesse tema. As empresas e a iniciativa privada normalmente se retroalimentam com investimentos e não precisam de incentivos além do livre mercado para prosperar, basta que o Estado não atrapalhe.

Além dessas questões, a prefeitura poderia, além de facilitar a organização de eventos na cidade, publicitar isso para todo o país, pois são muitas as feiras e congressos que acontecem no Brasil e são poucas as cidades que possuem um Centro de Eventos com os benefícios que o de Londrina oferece. Com um pouco de esforço e um projeto bem executado, Londrina poderia ser um polo também no setor de eventos técnico-científicos, congressos e feiras. Basta aos nossos representantes trabalhar um pouco mais. Ou menos, para não atrapalhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude e Blogueiro

Se você gostou, deixe seu comentário! Obrigado!