sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Xandão VS Musk

 


No dia em que escrevo esse artigo, o Brasil acompanha atento a briga entre o Ministro Alexandre de Moraes e o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), que está na iminência de ser suspensa no país. Depois de uma série de notificações, multas e ordens judiciais descumpridas pela rede e a extinção da personalidade jurídica da empresa no país, o Ministro do STF dobrou mais uma vez a aposta e todos os brasileiros que utilizam os serviços do X serão afetados. Mas além das discussões jurídicas, o que vemos é uma discussão sobre democracia e liberdade.

A plataforma ficou muito conhecida por ser o cenário de grandes discussões e debates políticos, além de ser a ferramenta utilizada por muitos usuários para criticar o Ministro Alexandre de Moraes. Depois de uma perseguição voraz contra essas pessoas, onde o ministro se utilizava da “lei” para ordenar a exclusão de contas e, por consequência, silenciar vozes, o que configura censura prévia e é taxativamente proibida pela constituição brasileira, o excelentíssimo optou por calar a todos de uma só vez. A rede social, por meio de seu proprietário, Elon Musk, optou por não mais obedecer às ordens do ministro, em uma clara ação de rebelião. Mas em terras brasileiras, ninguém pode afrontar o líder máximo da nação.

Um dia ouvimos da boca de Martin Luther King a seguinte frase: “É nosso dever moral, e obrigação, desobedecer a uma lei injusta.” No Brasil, as ações do Ministro Alexandre vão muito além de leis injustas, pois subjugam a constituição para seguir suas fantasias e elucubrações pérfidas acerca dos direitos individuais no país. Há muito que o Ministro vem ignorando as leis para perseguir seus opositores e seus críticos. Não foram poucos os que se negaram e resistiram, acarretando em resultados trágicos para todos. Alguns fugiram do país e continuam a lutar de terras longínquas, e para quem ficou, a sensação de medo e a obediência ao chicote tomaram conta das suas vidas. Aos demais, prisão.

Os ensinamentos de Martin Luther King ficaram na história e foram engolidos pelo sistema. Suas palavras foram reinterpretadas e esquecidas. Hoje vemos um cenário de briga política e os envolvidos apenas lutando pelos seus interesses. Nesse cenário, até existem pessoas defendendo as ações do Ministro Alexandre de Moraes que, por sua vez, diz agir em defesa da democracia. Mal sabem todos que nessa ânsia por salvar a democracia, acabaram por assassiná-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude e Blogueiro

Se você gostou, deixe seu comentário! Obrigado!