terça-feira, 6 de agosto de 2024

Elas vão trazer o ouro!

 

Hoje tivemos um resgate ao futebol brasileiro. A partida da seleção feminina contra a Espanha foi um alento para os anos de desilusões que temos enfrentado nesse esporte, no qual já fomos os melhores do mundo. As meninas do Brasil jogaram uma partida brilhante contra as atuais campeãs do mundo e conseguiram conquistar a tão sonhada vaga na final olímpica, mesmo em meio a tantas críticas e desconfianças. Foi um jogo digno dos grandes jogos da história, e trouxe um clima de paixão que os brasileiros há muitos anos não sentiam. Um espetáculo do esporte, da determinação, da luta e da superação.

Mesmo com uma primeira fase muito ruim, o que segundo a própria Gabi Portilho, levou o Brasil a uma “classificação culposa”, ou seja, sem a intenção de se classificar, as meninas fizeram duas partidas incríveis contra a França e a Espanha, fazendo com que cheguem à final com muita moral para enfrentar as americanas, nosso algoz histórico. Tudo indica que estamos em tempos de redenção e que o Brasil tem toda a capacidade para ganhar o Ouro Olímpico no sábado contra os EUA.

Outro grande desafio para as meninas foi enfrentar a ausência da sua grande líder, Marta, que tem um capítulo à parte nessa história. Eleita seis vezes a melhor do mundo, esteve suspensa durante os dois últimos jogos e segue sendo duramente criticada nas redes sociais. Mas, se estamos em tempos de redenção, essa história indica que a Rainha do futebol também pode ter seu espaço nessa epopéia, fazendo um grande jogo e, quem sabe, sendo decisiva para o título. Certamente a história que ela construiu no futebol merece esse final.

O futebol feminino continua a lutar contra vários adversários. Falta estrutura, apoio, amadurecimento, confiança e investimento. Mas a cada lance da partida de hoje, elas pareciam vencer a tudo e a todos. Ninguém pode acusá-las de falta de brio e paixão, pois jogaram com a alma na ponta das chuteiras. Elas conseguiram resgatar um sentimento há muito tempo esquecido no Brasil: a paixão pelo jogo, pela superação, pela camisa verde-amarela. Isso está levando a um clima também não visto há anos no país: àquele que faz os brasileiros pararem tudo e se doarem completamente aos 90 minutos de futebol. E se elas ganharem, tenho certeza, será a maior comemoração nacional desde o penta em 2002. Força meninas, vocês merecem!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude e Blogueiro

Se você gostou, deixe seu comentário! Obrigado!