Deve ser muito complicado ser policial no Brasil. A começar pelo salário de fome que nossos oficiais recebem todos os meses. Depois as condições oferecidas para exercer a profissão, ou a falta delas – viaturas, armamentos, munição, etc. Após enfrentar todos os desafios, o policial realiza seu trabalho com sucesso. Investiga, persegue, e prende, ou elimina o meliante, que é o caso que aconteceu no Rio de Janeiro ano passado e foi divulgado recentemente pelo Fantástico na rede Globo. Alheios a todas as dificuldades enfrentadas pela policia do Rio e sem dar valor ao trabalho deles, os órgãos governamentais vão agora investigar os meios utilizados no dia para realizar a operação. O que foi transmitido para a população foi um aparente abuso de poder e tiros que estariam colocando a vida da população em risco. Um tiroteio entre o helicóptero da polícia e os bandidos foi a única imagem transmitida e agora os policiais estão à mercê da justiça.
Muito típico dos administradores desse país. Ficam com suas bundas sentadas em cadeiras confortáveis durante o ano todo, ou ainda por anos a fio. Não se preocupam em oferecer à população carente o mínimo necessário para subsistência. Deixam traficantes nadarem às braçadas dentro das favelas e construírem verdadeiros impérios de terror. Muitos ganham suas regalias ainda com “arregos” no tráfico, do bicho, da prostituição, ou seja lá o que mais. Nessa bagunça toda onde o ganha-ganha é geral, menos por parte da população, estoura um escândalo desses e as autoridades resolvem agir. Sobra para os policiais, parte que fala menos alto nessa equação, e que agora provavelmente devem ser afastados de seus cargos e sofrerem penalizações.
E assim segue o Brasil. Esse episódio vai passar e ser esquecido como muitos outros. Os mesmos problemas vão continuar existindo e outros escândalos vão estourar. A população continuará alheia aos problemas como se nada tivessem a ver com isso. Afinal, a Copa já está aí. O Neymar está indo para a Europa. O Felipão vai divulgar a escalação da seleção. E outras coisas muito mais importantes que segurança e bem estar estão na iminência de acontecer. A população não tem tempo para reclamar.
Obrigado pelo comentário no meu blog, e mais ainda por ter me colocado entre seus blogs parceiros.
ResponderExcluirAbraço.